De autoria do Prof. Dr. Ricardo Arraes, o livro Batalhão de Suez: História, Memória e Representações dos Soldados (1957-1967) foi lançado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) em janeiro deste ano. A obra pode ser vista, assim como outros títulos levados pela editora, na Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo até o dia 31 deste mês.
Segundo o autor, participar da Bienal é um privilégio. "Trata-se de uma das maiores exposições literárias de todo o mundo e, certamente, a maior da América Latina. Quanto ao livro, a expectativa é uma das melhores em virtude de que meu livro trata de um tema muito atual, que teve repercussão internacional, que foi o Batalhão Suez, a primeira missão de paz da ONU encetada na Faixa de Gaza, na fronteira com Israel, entre 1957 a 1967."
Batalhão de Suez
O trabalho é fruto da tese de doutorado e aborda a primeira força de paz enviada pela Organização das Nações Unidas (ONU) à Palestina entre os anos de 1957 e 1967. A pesquisa analisa a participação do Exército Brasileiro que mandou cerca de 6.300 homens, entre eles piauienses. A Força tinha o objetivo de separar os conflitos entre egípcios e israelenses. É neste contexto que o livro promove a reflexão sobre as impressões das "forças de paz", pessoas de culturas diferentes vivenciando um período conturbado. O resgate das memórias dos soldados acontece por meio de um cenário envolvendo mistério e perigo.